O Alentejo é uma grande região com aproximadamente a mesma área que os Países Baixos no sul de Portugal. O nome deriva de "além do Tejo" que significa "sobre o Tejo (Tejo)", visto de Lisboa. A área faz fronteira com a Espanha a leste e com o Oceano Atlântico a oeste. No sul encontra-se a estreita faixa do Algarve.
Historicamente, o Alentejo tem uma história de milhares de anos, cujos vestígios ainda podem ser vistos por toda a parte. As mais vistosas são as influências mouriscas, que se manifestam nas típicas casas pintadas de branco.
Topograficamente, a paisagem varia muito, desde os campos ondulantes no sul até as colinas de granito que fazem fronteira com a Espanha no nordeste. Uma série de barragens foram construídas para a retenção de grandes quantidades de água, cuja abastecimento é um problema crescente no sul.
A região é escassamente povoada e principalmente voltada para a agricultura. A pecuária e a agricultura são muito importantes. A silvicultura com plantações de eucalipto e a extração de cortiça também são economicamente vitais. Na região costeira do Alentejo Litoral, a fruticultura desenvolve-se em estufas enormes. Felizmente, também existe turismo em escala humana.
Em suma, o Alentejo é uma região com muitos trunfos onde é agradável ficar e onde por vezes o tempo parece ter parado.